Energias Renováveis

7

O Fundo CASA apoia projetos que estimulam a popularização de tecnologias e equipamentos que permitam que mais pessoas tenham acesso a fontes de energia limpa e renovável. Conheça alguns projetos relacionados:

Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil – Energia para a Vida

Existe gente que está disposta a trabalhar duro para que o Brasil promova uma política para o setor energético à altura dos desafios do século 21. A  Frente por uma Nova Política Energética se baseia em princípios de eficiência energética, justiça social, respeito à diversidade cultural, participação democrática e sustentabilidade ambiental, e quer promover a conscientização para o aproveitamento das oportunidades de geração de energia descentralizada.

Em 2015, o Fundo CASA apoia o projeto Energia para a Vida que irá difundir experiências de microgeração de energia elétrica já realizadas pelo Projeto de Geração de Renda e Energia na cidade de Juazeiro (BA). O projeto parte de diálogos já iniciados com o Governo do Distrito Federal para colaborar na elaboração do programa Brasília Solar, que possui potencial para se tornar modelo para outras cidades do país.

Saiba mais em: http://energiaparavida.org/

Sem-Título-13

 

Juventude em ação pela valorização de um território sustentável

O Assentamento Maceió historicamente tem resistido aos grandes projetos que vem se instalando na zona costeira cearense, como a especulação imobiliária, o turismo de massa, o Plano Local de Desenvolvimento da Maricultura (PLDM) e mais recentemente, os parques eólicos. São projetos que trazem consigo maneiras insustentáveis de uso dos recursos naturais da região em prol do lucro concentrado e corporativo que não traz benefícios às populações locais.

Tendo em vista as problemáticas que envolvem o assentamento e o cenário de vulnerabilidade ambiental no qual estão inseridos, constroem-se diálogos e debates políticos, ambientais e econômicos, adotando-se como uma das estratégias o turismo comunitário. Este oferece à população local o controle efetivo sobre as transformações do seu território, integrado à relação entre sociedade, cultura e natureza, em contraponto ao turismo de massa que violenta a cultura das comunidades tradicionais.

Através do apoio do Fundo CASA em 2015, pelo projeto Fortalecimento de Comunidades na Busca Pela Sustentabilidade, a ACALMA está adquirindo um novo painel fotovoltaico para gerar energia elétrica através do sol. A organização já possui um painel, porém este não é suficiente para atender a demanda da comunidade. A nova fonte de energia irá ajudar ainda mais as atividades na região, para melhor receber pessoas e grupos que queiram vivenciar o turismo comunitário.

A participação da juventude no turismo comunitário no Acampamento Nossa Terra é fundamental para que eles possam se integrar cada vez mais nas soluções propostas pela organização comunitária, no trabalho e no lazer dentro deste espaço ameaçado pelos grandes empreendimentos. A juventude está inserida em uma realidade que aos poucos começa a estimula-la a permanecer em seu território, visto que ao finalizar o ensino médio, a maioria tem como perspectiva migrar para a capital e acabam se sujeitando a trabalhos degradantes por baixos salários.

ÁREAS DE ATUAÇÃO